- Área: 5500 m²
- Ano: 2014
-
Fotografias:Sérgio Israel
-
Fabricantes: Dinaflex, Engermetal, Lisonda, Magnatec, Unibox
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto parte da necessidade do cliente, de ter uma casa, que dê a sensação de ter um terreno plano. Para isso, o projeto sente a necessidade de criar em um terreno firme, uma base sólida, e uma casa leve (tendo presente que o desnível do terreno, de frente a fundos, é de 30m). Portanto, um platô artificial é criado, respeitando os recuos laterais e de fundos, tendo como base a quadra de tênis e a garagem, os quais estão apoiados sobre uma base sólida. Assim a casa implanta-se respeitando as restrições da Prefeitura de São Paulo, e insere-se no terreno de forma equilibrada entre o pátio de chegada e o pátio principal (social da casa), tendo ambos um peso similar em área, cada um com sua característica particular, tanto em sua função quanto em sua forma. A casa busca a conquista das vistas próximas e distantes.
O ponto neurálgico da casa é seu hall de entrada, pois neste convergem e articulam-se todas as chegadas (acesso à varanda gourmet, garagem, área de serviço, sala de ginástica e quadra de tênis.
Para aliviar custos, a estrutura da casa foi pensada como uma estrutura mista (aço e concreto), sendo a estrutura metálica utilizada nas áreas nobres da casa (quadra de tênis, garagem e fitness, área social e área íntima) e o concreto, para criar a base sólida da casa, sobre a qual apoia-se a totalidade do conjunto.
A imagem que evoca claramente o que norteou o conceito do projeto, é a escultura “Vitória de Samotrácia”. Nela podemos visualizar um terreno firme, uma base sólida e uma casa leve.
Uma das preocupações, uma vez criado o platô, foi sua orientação para melhor iluminação e ventilação da casa, de modo que 90% dos espaços fossem ventilados e iluminados naturalmente, privando disto apenas 5% deles (áreas técnicas e reservatórios).
Outro ponto focal foi a escolha dos materiais de acabamento da fachada. Estes têm por objetivo, dar leveza e pouca manutenção à casa (ACM), Serralheria em aço (Painel e Porta de Acesso), e a própria estrutura metálica. Por fim, o vidro, dando fluidez e transparência aos espaços.